Archivos da paixão
quinta-feira, dezembro 02, 2004
 
Leituras em dia [3]


O Choque das Civilizações e a Mudança na Ordem Mundial, Samuel P. Huntington, Editorial Gradiva, Lisboa, 2ª edição, Novembro de 2001

"O tema central deste livro consiste em que a cultura e as identidades culturais, que, a um nível mais elevado, são identidades civilizacionais, estão a modelar os padrões de coesão, de desintegração e de conflito no período pós-guerra fria." (p.20)

"Neste novo mundo os conflitos mais generalizados, mais importantes e mais perigosos não ocorrerão entre classes sociais, entre ricos e pobres ou outros grupos economicamente definidos, mas entre povos pertencentes a entidades culturais diferentes. As guerras tribais e os conflitos étnicos terão lugar dentro das civilizações. No entanto, a violência entre Estados e grupos de civilizações diferentes transportará consigo o potencial de uma escalada se outros Estados e grupos dessas civilizações se juntarem para apoiarem os "países irmãos." (p.29)

"O Ocidente é e continuará a ser durante anos, a civilização mais poderosa. Contudo, o seu poder relativo face a outras civilizações está a diminuir." (p.30)

"Em resumo, o mundo pós-guerra fria é um mundo de sete ou oito civilizações maiores. As afinidades e diferenças culturais moldam os interesses, os antagonismos e as associações de Estados. Maioritariamente, os países mais importantes do mundo são produto de civilizações diferentes. Os conflitos locais que, muito provavelmente, podem escalar até guerras mais vastas são entre grupos e Estados de civilizações diferentes. Os padrões predominantes do desenvolvimento político e económico diferem de civilização para civilização. As questões cruciais da agenda internacional envolvem diferenças entre civilizações. O poder está a deslocar-se do Ocidente, que há muito predomina, para civilizações não ocidentais. A política global está a tornar-se multipolar e multicivilizacional." (p.30)

Comments:
Cool blog, interesting information... Keep it UP Tv channels perth wa bratz funk n glow yasmin
 
encroaching louder thelwallwlv perceive touring passing progressive shelly unity sapa carlos
semelokertes marchimundui
 
Enviar um comentário

<< Home